O longo e polêmico julgamento de Young Thug e YSL foi jogado em um caos ainda maior depois que o juiz Ural Glanville foi retirado do caso.
De acordo com a FOX 5 Atlanta, um juiz separado decidiu na segunda-feira (15) que seria melhor remover Glanville do julgamento pela “necessidade de preservar a confiança do público no sistema judicial”.
O advogado de Thug, Brian Steel, entrou com uma moção para afastar Glanville do caso depois que ele se reuniu com promotores e a testemunha estadual Kenneth Copeland no mês passado sem o conhecimento do rapper e de sua equipe jurídica.
O substituto de Glanville já foi nomeado como Shukura L. Ingram, mas uma nova data de início para o julgamento ainda não foi confirmada.
Após a remoção de Glanville, Steel disse em um comunicado: “Jeffrey Williams [Young Thug] é inocente das acusações trazidas nesta acusação e, para limpar seu nome, buscou um julgamento rápido, no qual receberia as garantias constitucionais de um julgamento justo com um juiz imparcial presidindo e promotores éticos seguindo a lei”.
Ele continuou: “Infelizmente, o juiz Glanville e os promotores entraram em conflito com seus deveres de acordo com a lei. Williams está grato que o tribunal de revisão concordou com ele e entrou na ordem retirando e desqualificando o juiz Glanville de presidir o caso de Williams. Estamos ansiosos para prosseguir com um juiz de primeira instância que seguirá justa e fielmente a lei.”
Os advogados do corréu de Thug e do rapper Yak Gotti (nome verdadeiro Deamonte Kendrick) também anunciaram que entrarão com uma moção para um julgamento equivocado no turbulento caso.
A polêmica em torno de Glanville estourou em junho, depois que ele teve uma reunião privada com Copeland e promotores, que os críticos argumentam que deveria ter acontecido em tribunal aberto.
Steel então alegou que a reunião era “inconstitucional”, o que levou a uma briga com o juiz que ordenou que o advogado revelasse quem lhe contou sobre o encontro.
Steel se recusou a contar a Glanville quem o avisou e, em cenas dramáticas, o juiz mandou prender o advogado por desacato ao tribunal – tudo isso foi flagrado em uma transmissão ao vivo do tribunal.
Steel disse mais tarde que queria passar seu tempo de prisão com seu cliente Young Thug para continuar preparando sua defesa contra as acusações da RICO.
Steel finalmente conseguiu evitar a prisão após receber fiança, aguardando o recurso de sua acusação de desacato.
Créditos de Conteúdo: HIP HOP DX