Apesar de ser o predileto de muitos, um estudo feito pela Universidade de Michigan localizada na cidade de Ann Arbor, no estado de Michigan, nos Estados Unidos da América, determinou que cada refrigerante consumido pode diminuir a expectativa de vida de uma pessoa em 12 minutos.
Os refrigerantes não fazem bem à saúde porque além de conterem muito açúcar, também possuem componentes que podem afetar a saúde de diversos órgãos.
Além disso, esse tipo de bebida não possui valor nutricional, de forma que a pessoa está consumindo calorias vazias e que não fornecem nutrientes essenciais, o que favorece o aumento de peso e o surgimento de algumas doenças, como diabetes e hipertensão.
Os refrigerantes também contêm como ingredientes ácido fosfórico, cafeína, xarope de milho, sódio, potássio, corantes e saborizantes, que são substâncias que podem causar diversos problemas para a saúde quando são consumidos com frequência e a longo prazo.
De acordo especialistas, a alteração genética causada pelo refrigerante faz com que, além de diabetes e doenças cardiovasculares, problemas renais apareçam na vida dos consumidores antes mesmo de chegar à terceira idade.
O mesmo estudo revelou que alguns alimentos podem fazer exatamente o oposto como, devolver minutos à sua vida. Certos tipos de peixe, por exemplo, podem adicionar até 28 minutos à sua longevidade.
Créditos: AngoRussia